Juventino Dias convida Gabi Guedes - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Juventino Dias convida Gabi Guedes

8 nov, 2023 as 20:00 21:00

Juventino Dias convida Gabi Guedes no Prêmio BDMG Instrumental

Trompetista mineiro se apresenta ao lado do percussionista baiano na terceira noite de shows dos vencedores da 22ª edição do projeto, no CCBB BH. Com repertório afrodiaspórico, apresentação ocorre em 08 de novembro, com entrada gratuita.

No dia 08 de novembro, quarta-feira, o BDMG Cultural promove o encontro do trompetista mineiro Juventino Dias e do percussionista baiano Gabi Guedes para a terceira noite da temporada de shows com os músicos vencedores do 22º Prêmio BDMG Instrumental. Com ingressos gratuitos, a apresentação ocorre às 20h, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH.

Natural de Carmo do Cajuru, Juventino Dias é trompetista, compositor e arte-educador. Iniciou sua carreira tocando em bandas de baile. Bacharel em trompete pela UEMG, integrou a Big Band e Banda Sinfônica da UEMG, o Grupo de Metais e o Quinteto de Metais da ESMU/UEMG. Participou da gravação de álbuns de diversos artistas de Minas Gerais e se dedica aos estudos e pesquisa da música afromineira.

O músico já acompanhou nomes como Nivaldo Ornellas, Maurício Tizumba, Elza Soares, Marku Ribas, Paulo Moura, Célio Balona, Maurício Carrilho, Nailor Proveta, Zé da Velha & Silvério Pontes, Toninho Horta, Sandra de Sá, Gerson King Combo, Chico Amaral, Esdras “Neném”, Sérgio Pererê e Eduardo Neves. É idealizador e sócio fundador do Bloco Chama o Síndico e da Orquestra Babadan Banda de Rua. Integra também a Orquestra de Choro Já Te Digo e a banda de funk & soul Black Machine.

Juventino – Foto: Elmo Alves

Convidado da noite, Gabi Guedes é um dos mais renomados percussionistas do Brasil. O músico nasceu no Alto do Gantois e iniciou os seus estudos de percussão com os Alabês do Terreiro de Gantois. Já tocou com Margareth Menezes, Lazzo, Gerônimo, Raimundo Sodré, Armandinho, Paulo Moura, Hermeto Pascoal e, internacionalmente, com Jimmy Cliff. Atuou como percussionista no Corpo de Balé do Teatro Castro Alves e publicou o livro “Brésil Afro-Roots”, com transcrições de ritmos do Candomblé. Atualmente é o principal percussionista da Orkestra Rumpilezz, dirige o projeto de música instrumental Pradarrum, além de ministrar aulas e workshops de percussão.

“Fico muito feliz em me apresentar no BDMG Instrumental porque é um prêmio muito importante para artistas da cena instrumental de Minas Gerais. Já subi muito no palco com outros artistas e, agora, estarei como vencedor. Depois da pandemia, subir ao palco é como um renascimento para dias melhores”, celebra o trompetista.

Repertório

No repertório, Juventino Dias propõe o caminho da música instrumental brasileira que cruza com matrizes culturais, memórias e experimentações da música afrodiaspórica, das bandas marciais que marcaram sua vida, além da relação com a prática musical urbana contemporânea. O trabalho do trompetista está inserido no cenário da música instrumental afromineira, que encontra-se em plena ascensão em Belo Horizonte. O show materializa sonoramente as impressões e vivências do músico em seus quase 25 anos de carreira.

“O motivo de escolher o professor e mestre Gabi Guedes para o show é porque o meu trabalho é ancorado na música afrodiaspórica, é ancorado nas raízes do Candomblé, do Congado e de todas as minhas vivências e influências dentro da música negra. Ter um mestre de tradição me acompanhando é muito importante. É sobre a gente andar com os nossos mestres de tradição. O elemento principal da minha música sempre parte da magia dos tambores e o mestre Gabi Guedes sabe muito bem o que é essa magia dos tambores negros da diápora. Estar com Gabi Guedes é reverência aos mais velhos e aos mestres, é estar com os verdadeiros alicerces da música e da cultura do Brasil”, reflete Juventino.

Na apresentação, Juventino Dias e Gabi Guedes serão acompanhados por Silas Prado, no saxofone/flauta; Vini Ribeiro, no contrabaixo; Talles Bibiano, nas percussões; Isaac Couto, na bateria; e Davi Horta, no piano.

Para a temporada de shows do 22º Prêmio BDMG Instrumental no CCBB BH, a retirada dos ingressos deverá ser feita, preferencialmente com antecedência, através do site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB. No dia de cada apresentação, novos ingressos serão liberados exclusivamente na bilheteria do CCBB.

Livre

CCBB Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450, Lourdes
Belo Horizonte,
+ Google Map

Anúncios